Não tanto em Portugal, mas maioritariamente a nível europeu temos verificado uma grande "transição competitiva" de jogadores. Infelizmente isso ocorre especialmente da PS3 para a Xbox. Podemos enumerar diversas razões mas aquela que teve grande impacto foi sem dúvida a qualidade do último Call of Duty na PS3 comparativamente com o mesmo produto na Xbox360. Mas o BO é um caso isolado, porque será que ele, por si só, origina ondas de mudanças?
A verdade é que o mundo do jogador casual começa a encurtar e cada vez mais começamos a procurar não a consola que nos oferece os melhores exclusivos, ou aquele Single Player brutal, mas sim aquela que nos proporciona a melhor experiência competitiva. Por isso mesmo estamos a assistir a esta transição.
Como será que podemos travar isto?
A competição na consola da Sony tem vindo a decrescer bastante, cada vez mais dinheiro está associado à Xbox, quer seja em competições (Online) quer seja em LANs ou outros eventos, áreas onde a Sony continua sem investir.
O único factor que ajuda a prender os jogadores à PS3 é a nossa vasta comunidade, mas será que essa comunidade é fruto da PS ou fruto de si mesma?
O que quero dizer é que, será que se 10, 15 ou 20 dos nossos membros começassem a trocar a PS pela Xbox...será que essa grande comunidade seria ainda uma vantagem da Sony? Pessoalmente acho que aos 20 se iam seguir outros tantos e o poder da balança ia mudar.
Só podemos especular acerca disso, uma vez que (com muita pena minha) não vejo essa mudança num horizonte próximo. Será que se o paradigma mudasse a Microsoft continuaria a apostar com marketing, com promoções, com eventos? Será que a Microsoft continuaria a efectivamente lutar pelos consumidores que já tinham o produto?
Porque definitivamente não vemos isso do lado da Sony, não existe qualquer apoio prestado pela mesma à comunidade e depois dos acontecimentos recentes - com dados roubados? - a credibilidade desta empresa vai cada vez mais caindo.
Tendo em conta esta experiência decidi falar com alguns jogadores nacionais que recentemente fizeram a mudança da PS3 para a Xbox, estando actualmente a competir na Decerto e começando a ganhar nome nessa mesma comunidade.
Francisco "AK" Gaspar
João "Almeida" Almeida
Os XPX são de momento a equipa portuguesa mais forte na variante de Decerto como provaram na última XL party, vencendo-a sem perder qualquer mapa. Porque é que os XPX decidiram competir apenas na Xbox?Akznx - Apesar da maior parte das pessoas pensar que o que nos levou a mudar de plataforma ter sido a competição essa não foi a razão principal. Apesar da competição na PS3 estar a morrer aos poucos e poucos possivelmente os XPX.PS3 iriam continuar a jogar nessa mesma plataforma. No entanto, como surgiram outras questões surgiu também a oportunidade dos XPX.PS3 irem competir para a Xbox, sendo assim, optámos por essa escolha uma vez que tudo o que é competição “a sério”, na Europa, encontra-se na comunidade da Xbox aka Decerto. A decisão de competir apenas na Xbox foi única e exclusivamente a oportunidade que nos era dada de competir melhor e contras os melhores e o resultado disso seria evolução. Penso que a escolha era óbvia.
Almeida - Como sabes, inicialmente o nosso projecto consistia numa equipa competitiva na PS3 e outra na Xbox.
No MW2 assim aconteceu, tudo normal, mas quando saiu o Black Ops a conversa foi outra.
Houve muito pessoal (dentro dos XPX) que não gostou do jogo e decidiu afastar-se temporariamente da competição e em vez de ter 2 equipas com 6\7 pessoas que queriam competir (quase insuportável), decidimos escolher apenas uma plataforma para competir no BO, e entre Xbox e PS3 nem é preciso pensar muito.
A Xbox tem muito mais competição que a ps3.Muitos portugueses vêem a competição como GB, e lembro-me que no inicio do BO, a ladder de COD4 na Xbox tinha mais equipas que a ladder de BO na PS3. Tudo o que é LAN importante tem Xbox e joga-se Xbox ao mais alto nível. Apesar de agora a ECL também já ter PS3, nem se comparam as equipas (quantidade) nem os prémios que existem na PS3 e na Xbox. A competição estava na Xbox, e os XPX optaram pela Xbox, claro que o jogo ser uma porcaria na ps3 ao lado do que é na Xbox também ajudou.
Porque é que achas que existe algum medo na transição duma consola para a outra?Akznx - Sinceramente sempre que esse tema e falado nos fóruns a palavra ‘medo’ esta sempre presente, e para ser honesto não percebo bem o porquê. Já todos ouvimos dizer que é pelos amigos que se criaram e para ser honesto os amigos verdadeiros que se criaram in-game, esses, vão sempre manter contacto independentemente da consola onde estiverem. Depois há os conhecidos e esses vão se arranjar novamente na Xbox.
Almeida - Muita gente não tem possibilidades/não quer ter 2 consolas.
É caro e um bocado "useless". E posto isto, é difícil a muita gente trocar tudo o que tem na PS3 por uma Xbox. Por isso ou havia uma migração em massa dos seus amigos/clãs ou duvido que alguém que tenha tudo na PS3, vá para o mundo Xbox sozinho. Mas a Xbox também não e propriamente igual á PS3. O comando é diferente e pode demorar a adaptar, e o nível de equipas na Xbox é bem superior às que existem na PS3, podendo isso despertar receio de não conseguir ser na Xbox o que se é na PS3. Muito pessoal está na sua zona de conforto e não se está a arriscar a trocar tudo pela Xbox. Pode haver um bocado de receio de muitos, mas quem quer competição a sério irá acabar por vir para a Xbox.

Imagens da final da última XL party: XPX vs Grow uP
Vocês (enquanto equipa) são provavelmente o clã português com maior reconhecimento a nível europeu, nunca pensaram em competir numa LAN a nível europeu? Falo da Reflex ou mesmo da ECL.Akznx - Claro que sim. Ir a uma LAN no estrangeiro sempre esteve presente no nosso dia-a-dia no entanto ainda não se concretizou porque para ir e preciso um grande investimento e precisamos de algum suporte para tal e ainda não conseguimos arranjar esse suporte.
Almeida - Claro que já, faz parte dos nossos objectivos e do nosso futuro com certeza. Já jogámos contra muitas equipas que vão a ECL's e Reflex's e já ganhamos a muitas.
Tínhamos hipótese de fazer boa figura visto que é em LAN e muitas destas equipas são boas ao lado da sua conexão. Mas sem apoios é muito difícil - A viagem, o hotel, a entrada (só a entrada na ECL são 250Euros) - é tudo muito caro, insuportável. Apesar de termos um bom historial em consolas, os patrocínios estão todos em grandes organizações de PC. Quando tivermos condições para irmos, iremos de certeza. A ECL4 é em fins de Outubro, quem sabe…
Achas que ainda existe futuro na competição na PS3?Akznx - No Black Ops penso que não, acho que a competição actual na PS3 é um deposito fechado e monótono onde encontras sempre as mesmas equipas e sempre a mesma dificuldade. Penso que no MW3 a comunidade PS3 volte a crescer um pouco mas não muito. Porque se analisarmos bem esta situação mais de 80% da comunidade da PS3 transitou para a Xbox e sinceramente não vejo ninguém voltar para ficar, no entanto, vejo algumas equipas a virem jogar de vez em quando nos torneios mais importantes da PS3 no MW3.
Almeida - Cada vez vejo mais migrações de clãs de PS3 para XBOX, além de muitos jogadores da PS3 terem Xbox também. Sinceramente não vejo com bons olhos o futuro competitivo na PS3, cada vez mais a vejo para jogadores causais e a Xbox para competição. Vai sempre haver meia dúzia de equipas na PS3, mas o verdadeiro núcleo da competitivo esse já está na Xbox e não parece que vá sair de lá.
E há futuro na PS3 para os XPX?Akznx - Para ser sincero não sei. Os XPX movem-se conforme a competição e nós jogamos onde ela estiver. Se estiver na xbox jogamos na xbox, se estiver na PS3 jogamos na PS3.
Almeida - Duvido, depois de todos descobrir-mos a Xbox, não estou a ver ninguém com vontade para ir para a ps3. Eu e quase todos os XPX, iremos/vamos àps3 só para descontrair. Eu apenas mantenho a ps3 apenas para jogar jogos como Resistance\Uncharted\Fifas\etc…e de dar uns tiros com amigos nos COD's.
Custou-te deixar "alguma coisa" na PS3?Akznx - A mim não me custou muito. Comecei na PS3 e mantive-me nessa mesma plataforma 6 meses, dos quais 3 meses a jogar pubs, e os “amigos” que fiz não foram propriamente pessoas com me desse todos os dias. Lembro me que o que me deixou mais triste foi o ter abandonado o pessoal da Academia, pessoal com quem me dava todos os dias durante 2 meses como por exemplo o Iceburn e o Portugal (PK Legendary) são aqueles que me custaram mais deixar para trás.
Almeida - Apenas o amigos de longa data que lá tinha, mas como vou lá deve vez em quando é na boa. Como fui com o meu clã para uma melhor competição não me custou muito.
Tens algum conselho para um jogador ou equipa que esteja a planear fazer essa transição?Akznx - Certamente o que vos deixa mais incerto dessa transição seja esse sentimento “perda” dos amigos, mas se forem a ver bem os que realmente forem teus amigos irão contigo também porque possivelmente são dos mesmos clã, os restantes poderás continuar a manter o contacto. Se mudares só terás a ganhar e se quiseres mesmo evoluir certamente irás evoluir e vais também criar novas amizades. Contudo tem que estar cientes do nível de jogo que se joga na Xbox, que e um tipo de jogo totalmente diferente, não só a um nível de qualidade mas jogabilidade.
Almeida - Primeiro têm que por todos os Pro's e os Contras numa balança e de acordo com os seus objectivos decidirem. Se avançarem, têm de se mentalizar que não é fácil, que o nível é maior e que ainda vão ter de adaptar ao comando. Têm de ser fortes, e não desistir que depois compensará.

Equipa dos XPX presente na XL party - Porto.
Da esquerda para a direita: Netcabo, Akznx, Almeida e Bluefran.
Obrigado tanto aos leitores como aos entrevistados, espero que tenham gostado e que deixem feedback pois esta foi a minha primeira tentativa a fazer um artigo xD
PS: Se estiver postado na zona errada a culpa é do ak xD